terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

sistema carcerário brasileiro

Milhões de pessoas assistiram aos filmes Tropa de Elite I e II. O filme mostra como um esquadrão de elite da PM do Rio de Janeiro atua em seu dia-a-dia. Traficantes são mortos em operações muito bem planejadas por comandantes do chamado BOPE. Eles mesmos dizem que são treinados para matar e não para conversar e que só agem em situações extremas.
O filme é um sucesso inegável, mas... será que é só desse jeito que as coisas funcionam? Será que só assim conseguiremos amenizar (porque acabar é praticamente impossível) a criminalidade em nosso país?
Como que surgiu o problema da criminalidade no Brasil?
O Brasil sempre foi um país de muitas riquezas e de péssima distribuição de renda. É muito compreensível um jovem entrar pro crime em um mundo onde ele não tem uma boa educação, as pessoas ao seu lado não têm educação, onde ele não tem qualquer tipo de assistência do governo, onde ele muitas vezes não conhece seu pai e, portanto, não tem uma estrutura familiar. Esses problemas não foram as drogas ou o tráfico de armas quem criou! Quem criou tais problemas foram vários governos que em seqüência não se preocuparam com o que o povo realmente precisou. Não cuidou do crescimento desordenado das capitais brasileiras e tão pouco com a péssima educação de nosso país.
Onde estiveram os políticos de nosso país quando as favelas foram formadas? Onde estavam os políticos de nosso país quando os traficantes passaram a ter um poder muito mais ofensivo que o da polícia, equiparado ao de exércitos? Essas são perguntas que eu gostaria de ter respostas.
Mas agora, o governo parece preocupado em resolver os problemas da favela. Invadem a favela com tanques, fuzis e etc. Apreendem armas e expulsam bandidos da favela. Isso realmente acaba com o problema ou só muda o problema de lugar? E o que acontece com os marginais que vão presos?
Nosso sistema carcerário mais parece uma escola de bandidos, onde encontramos com facilidade cadeias superlotadas e presos ociosos. Em vez de o preso ter uma reeducação na cadeia e não voltar à criminalidade quando solto, o preso sai da cadeia com mais ódio e se torna uma pessoa muito mais perigosa para a população de bem.
Será que estamos no caminho certo? O Brasil tem vários problemas, o que é comum em um país de dimensões tão grandes como o nosso, mas a solução de muitos problemas me parece tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil. SOMENTE COM EDUCAÇÃO DEIXAREMOS DE SER ESSE PÁIS TÃO OITO OU 80.


Por: Victor Gonzales
Acompanhe as atualizações do blog pelo facebook

Um comentário:

  1. Seu comentario é excelente e sintetiza o meu pensamento tambem!Se voce tiver msn me passe pra gente trocar informaçoes!Sou agente penitenciario e estou a 4 anos vivenciando esta estoria de perto!Abraço

    ResponderExcluir